Saiba da Importância da Psicologia em tempo de Coronavírus

Devido à situação de isolamento social que estamos a viver por causa do COVID-19 é normal que se possa sentir mais ansioso, preocupado, triste, zangado e sozinho. 


Pode sentir-se angustiado, nervoso, irritado, agitado e interiormente sobrecarregado. Estes sentimentos podem levar a sensações físicas como tensão muscular, aperto ou dor no peito, falta de ar, tonturas ter mais dificuldade para dormir.Não se assuste com elas, são apenas uma reação exagerada do seu corpo ao STRESS.

Mantenha-se informado uma vez ou duas por dia (máximo 1h30), mas tente limitar a sua exposição a notícias que possam aumentar a sua ansiedade e preocupação. Tente também evitar falar constantemente nesse assunto, isso só contribui para aumentar a sua ansiedade. Este sentimento de incerteza que se vive já é um grande combustível para se sentir ansioso.

 Evite comportamentos que agravam e mantém a sua ansiedade. Respire várias vezes fundo e pense que será temporário. 

Para conseguir gerir melhor as suas emoções neste momento de incerteza por causa do COVID-19 e lidar melhor com o distanciamento social tente adotar alguns pilares para gerir melhor o stress:

Tente ter uma rotina de sono e dormir

  • Adultos: 8 a 9 horas.
  • Adolescentes: 8 a 10 horas.
  • Crianças dos 6 aos 12 anos: 9 a 12 horas.
  • Crianças dos 3 aos 5 anos: 10 a 13 horas.

Adote uma alimentação saudável e beba bastante água.

Faça algum exercício físico, mesmo que dentro de casa.

Tenha momentos de relaxamento (ler um livro, ver um filme).

Tenha muita atenção aos seus pensamentos sobre o futuro e foque a sua atenção no que está a acontecer agora e não no que imagina que pode acontecer.

Perceba que não pode controlar tudo e que neste momento o que está dentro do seu controlo é lavar as mãos, distanciamento social... 

Lembre-se de outros momentos difíceis que já superou antes, e que vai superar este. 

Dê um sentido existencial para tudo o que está a acontecer.

A Medimarco disponibiliza assim um serviço de Psicologia à distância para que nunca se sinta sozinho, faça já a sua marcação.

 

Medimarco_Consigo!


ver todas as notícias